quarta-feira, abril 24, 2013

Grandes Chefs : Ferrán Adrià





   Ferrán Adrià Acosta nasceu em 14 de Maio de 1962 em Barcelona, Catalunha, na Espanha.Ele é casado com Isabel Perez. O chef veio de uma família simples, aonde o pai era dono de uma loja de souvenir e a mãe era dona de casa, nenhum ligado ao mundo da cozinha. Em 1980 Ferrán começou a trabalhar como pieiro (lavador de pratos) no  Hotel Playafels em Ibiza. Lá aprendeu muitas técnicas da cozinha, o chef do hotel o abrigou a ler vários livros sobre a culinária francesa, foi quando despertou a paixão do catalão pela cozinha. Durante seu cumprimento de serviço militar obrigatório ele ficou encarregado de cuidar da cozinha para seu regimento, foi  seu primeiro emprego como cozinheiro profissional. Em 1983 começou a trabalhar no restaurante voltando a culinária francesa, El Bulli, que já funcionava desde de 1962. No ano de 1990, junto com o um sócio investidor,Juli Soler,  Ferrán comprou o restaurante e o transformou em um dos melhores do mundo.

Com a esposa, Isabel Perez



    No comando do El Bulli, Adriá começou a investir na gastronomia molecular, na sua técnicas de desconstrução, tornando o restaurante referencia nessa área, junto com sua staff de 74 profissionais. Os clientes que queriam reservas para você apreciar o cardápio com 30 pratos no menu degustação enfrentavam uma fila de espera de no minimo 6 meses. Em junho de 1999, The Country Weekly dedica sua capa e um extenso artigo dentro, intitulado "Ferrán Adrià, o melhor chef do mundo". Em 2003, Ferrán Adrià, virou capa e destaque na seção de domingo do The New York Times . Logo depois, em 2004, o suplemento do Le Monde dedica sua capa e um artigo à Ferrán. A revista Time , destacou-se como uma das 100 pessoas mais influentes em todas as áreas. Tudo isso foi um grande impulso na visibilidade de Ferrán Adrià e El Bulli. Devido a esse destaque o restaurante recebeu três estrelas pelo Guia Michelin , também foi considerado o melhor restaurante do mundo nos anos 2002, 2006, 2007, 2008 e 2009 na lista de "50 Melhores Restaurantes do The S. Pellegrino World", preparado pela revista Restaurant Magazine.




Terraço do El Bulli


Interior do Restaurante

Equipe do El Bulli

El Bulli

Albert Adrià, Juli Soler e Ferran. Chefs do El Bulli.


   No dia 30 de julho de 2011, junto com os chefs Juli Soler e Albert Adriá, Ferran anunciou o fechamento definitivo do restaurante, considerado o restaurante que fecha as porta com a melhor equipe de cozinha da historia. O local onde é o restaurante  será transformando em um centro de criatividade, onde as criações e invenções serão compartilhadas pela internet, propondo para o começo de 2014 a abertura do el Bulli Foundation, que tem como lema "Libertad para crear".



   O chef hoje é reconhecido mundialmente por sua dedicação a gastronomia molecular. Inclusive já participou de vários eventos e forúms de gastronomia, falando sobre esse segmento gastronômico, no Brasil. Ele também é autor de vários livros sobre gastronomia, em destaque estão o "Refeição em Familia", onde consta 93 receitas da autoria dele, do A Day at El Bulli, aonde fala a historia do restaurante e  do A Cozinha Da Saúde: Hábitos E Receitas Para Uma Vida Saudável, aonde é co-autor juntamente com Valentín Fuster e Josep Corbella. Também é assunto do livro As Revoluções de Ferrán Adriá, aonde conta um pouco da sua historia.


   Então é isso, um resumo do que consegui coletar da historia desse grande chef. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar no meu blog! Sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...